terça-feira, outubro 16, 2007

Foto Arte

Começa hoje. É em Brasília, por isso, não terei condições de ir. FOTOARTE. É um baita evento. Curioso navegar pelos trabalhos e ler um pouco dos textos que tentam "explicar os trabalhos". A fotografia ainda é muito refém da legenda, ou melhor, quem vê fotos ainda precisa saber do que se trata. Eita coisa arraigada! Por um lado, tem a parte da curiosidade que pergunta, - mas como foi que o disgramado fez isso? Antigamente, a pintura era mais misteriosa, a postura diante da obra, um pouco mais comedida. Imagino que seja um pouco porque os pintores cultivavam certo mistério em torno da técnica e imagino também que as pessoas ao observar se sentiam constrangidas de perguntar ao pintor, - ei, me explica, como você fez este esfumaçado? e esta transparência? e esta luz fantástica? e esta perfeição de perspectiva?

3 comentários:

Guilherme Maranhão disse...

Putz, esfumaçado. Deve ser no Photoshop.
Mas diz ai, então você acha que o segredo é fazer mistério???

luish disse...

o segredo? acho que se for perguntado deve ser dito, claro, há momentos adequados. (mesmo assim, muita gente ainda esconde o "como se faz"). Mas me parece estranho estar contido no texto que apresenta um trabalho uma fatia larga destrinchando o "o que é" tecnicamente de um conjunto de fotos. Questiono, na real, a necessidade de se apresentar um trabalho e na cola dele pôr um texto-legenda ultra descritivo misturando o processo técnico com a intenção do artista e com a visão de quem está escrevendo o texto (geralmente um sujeito anonimo com tom de curador mas que muitas vezes sabemos que é o próprio artista vendendo seu peixe).

Anônimo disse...

adorei o comentário... tanto o seu Dani, como o de Gui!!!!!!!! Par perfeito impossível, em todos os sentidos... Ótima pedida pra pensar no fim de semana!!! Adorei, vou pesquisar... Beijos, beijos...Tenho orgulho de vocês e juroooooooooooo que não é rasgação de seda!!!! Beijos, beijos, Lu.