quinta-feira, junho 21, 2007

A tal da metareciclagem

Recentemente tentei estar presente a um batepapo no Estúdio Livre que rola de vez em quando, são os famosos Papos na Casinha. O Estúdio tem um casinha ali na Vila Madá.
Entrei no site deles e pude baixar o mp3 com o papo. Ouvi as 2h20 de conversa, se fala muito sobre política já que isso está tão intrinsicamente ligado ao que se faz hoje em alta tecnologia.
Enquanto eu inocentemente tento me apropriar de hardwares obsoletos, eles querem se apropriar da maneira de construir softwares. O buraco é duplamente mais embaixo. Eu só quero fazer arte, eles querem libertar o conhecimento e a tecnologia, torná-los realmente acessíveis.
Eu achava reciclagem legal, pegar um Mac velho e ressucitá-lo. A metareciclagem é ensinar meninos a programarem seus PCs velhos com distros de linux construidas num fundo de uma escola em ruínas.
O Felipe, 2F, arrasou comigo e nem se deu conta: hardware é muito simples, um quebra-cabeça de 5 ou 6 peças. Software é a nova fronteira, nossos problemas se resolvem é no software.

Um comentário:

luish disse...

é tipo dizer: Guilherme, ser ortopedista não tá com nada, é facil montar um esqueleto e fazer ele se equilibrar sobre joelhos improvisados, caminhar, correr. Quero ver fazer um esqueleto sorrir (ou parar de sorrir, já que é desprovido de bochechas).