quinta-feira, abril 12, 2007

Idéias são como o vírus da gripe: estão no ar e por toda parte

Um amigo meu comentou a coluna do Guilherme no Fotosite sobre os fotogramas da Ani Pil. Disse que gostou das imagens e que elas o fizeram lembrar de um trabalho do século XIX de uma tal Anna Atkins. Será que o Guilherme conhecia? Não, nem eu, e tenho certeza que a Ani Pil também não. Fui procurar (santo google!) os trabalhos de Ms. Atkins – a ela é creditado o primeiro uso de processos fotográficos para ilustrar um livro, cianótipos de algas inglesas. As imagens são lindas e realmente têm um parentesco com os fotogramas azulados de flores de Ani, embora o primeiro tenha tido motivações científicas e o último não tem nada a ver com isso. Então tive a oportunidade de fazer cianótipos no fim de semana e resolvi fazer um com samambaias em homenagem aos de Anna. Uma coisa leva a outra e fiquei pensando na possibilidade de fazer grandes cianótipos com silhuetas humanas... Bem, aquele tom azulado me fez lembrar do lindo azul dos trabalhos do artista francês Yves Klein (1928-1962). Eu havia pensado mais nas Antropometrias, imagens produzidas a partir da tinta azul pincelada no corpo das modelos que depois se encostavam na tela seguindo as orientações do artista. Foi justamente por ter lembrado primeiro desse trabalho que fiquei um pouco decepcionada comigo mesma ao ver outros que são exatamente o que eu tinha em mente ao juntar as palavras silhueta, azul, cianótipo. Mas o pior não foi isso: logo ao lado das imagens de Klein, estão didaticamente colocadas obras em azul de Matisse e de Rauschenberg. Adivinhem o que fez Rauschenberg? Um fotograma azulado de uma silhueta feminina... Ou seja, ou as idéias estão por aí, pairando no ar e as coisas se parecem por acaso, ou a nossa mente entulhada de imagens e informações (e letras de músicas ruins!) nos apresenta como novas idéias que vimos alhures...

Nenhum comentário: